A Gonçalves Barbosa Advogados pesquisa, desenvolve e implementa questões envolvendo zoneamento e o Código Florestal brasileiro, a atuação do escritório na prática de Direito Ambiental vem se firmando de acordo com as demandas solicitadas.

Desde então, Gonçalves Barbosa Advogados possui uma equipe experiente que atua nas áreas consultiva e contenciosa (procedimentos administrativos junto aos órgãos de controle e fiscalização; processos judiciais cíveis e criminais; e inquéritos civis e criminais) e na realização de diligências legais (due diligence) ambientais.

Ao longo desses anos, Gonçalves Barbosa Advogados vem solidificando sua experiência na análise de passivos ambientais relacionados a contaminações de solo e água. Além disso, o escritório desenvolve parcerias em atuação conjunta entre órgãos públicos e setor privado na busca de soluções para grandes passivos ambientais, gerando acordos e Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) firmados entre as partes. Ao lado do licenciamento ambiental, fonte de inúmeras controvérsias jurídicas, o tratamento legal das emissões atmosféricas geradas por fontes fixas e móveis é outro tema em que a equipe ambiental da Gonçalves Barbosa Advogados se especializou.

Outra frente de destaque são as diligências legais ambientais, que representam parte fundamental em processos de aquisição de participações societárias; associações de empresas; atividades de exploração mineral, de petróleo e gás; projetos de financiamento e seguimentos afins.

A Gonçalves Barbosa Advogados conta com um grupo de profissionais militantes e dedicados à área ambiental. Por conta disso, tornou-se referência na prática.